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		<title>Arquitetura Distribuída de Sistema de Energia para CubeSat</title>
		<shorttitle>CubeSat, arquitetura distribuída, conversores CC-CC.</shorttitle>
		<project>Engenharia</project>
		<year>2016</year>
		<type>Relatório</type>
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		<author>Hollweg, Guilherme Viera,</author>
		<author>Mattos, Everson,</author>
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		<institution>Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE)</institution>
		<city>Santa Maria</city>
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		<contenttype>External Contribution</contenttype>
		<keywords>CubeSat, arquitetura distribuída, conversores CC-CC.</keywords>
		<abstract>O projeto CubeSat foi criado em 1999, a fim de facilitar e reduzir os custos para lançamento de pico-satélites. Com base nas restrições de volume, peso e custo, os sistemas de energia devem primar pela eficiência e simplicidade. De modo que sejam ao mesmo tempo versáteis, podendo serem reaproveitados caso haja modificações nas especificações do sistema. Para alcançar estes objetivos os sistemas devem ser muito bem projetados, utilizar um algoritmo para rastrear o ponto de máxima potência das células fotovoltaicas e regular de forma eficiente a tensão de alimentação das cargas. Quando há energia solar disponível, o sistema deve fornecer energia às cargas e efetuar o carregamento das baterias com a parcela de energia sobressalente. Durante os períodos de eclipse, as baterias são acionadas, e devem ser capazes de fornecer a energia necessária para o pleno funcionamento do satélite. Este trabalho propõem o projeto e desenvolvimento de uma arquitetura distribuída em cascata para a regulação de tensão de carga de baterias e tensão de barramento utilizando dois conversores CC-CC. Para isso, pretende-se utilizar um conversor buck-boost para fazer o controle de carga das baterias do sistema e um conversor boost responsável por manter a tensão de cargas constante. Portanto, é analisado o funcionamento de cada conversor e são projetados seus elementos reativos. Em seguida, é feita a modelagem do sistema por variáveis de estado, e projetado um controlador PID para conversor. São feitas as simulações do sistema projetado, e é validado o modelo utilizado. Ao final do trabalho são apresentados os resultados práticos obtidos de eficiência do sistema e processo de carga das baterias.</abstract>
		<area>ETES</area>
		<language>pt</language>
		<usergroup>everson.mattos@inpe.br</usergroup>
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